Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CIDADANIA

Quando penso na palavra cidadania vejo um horizonte e aprofundamento de significados e responsabilidades, não meramente morador de uma cidade com direitos civis e políticos.
O significado de cidadania quando compreendida é a separação do moderno e ultrapassado, do profano e santo, o fim da complicada Torre de Babel, é a chave, o raios-X para questões e conflitos.

Ci-da-dão, "se dar a eles, eles se dão a nós" uma troca de gentilezas, respeito, humildade, humanidade, querer ao outro tudo que quero para mim, não fazer ao outro o que não quero que façam a mim.

Entendo que quando Deus classificou as mazelas e erros da humanidade colocando regras a ser seguidas, estava preocupado com o bem estar de todos, não simplesmente uma imposição por capricho para classificar o que é certo ou errado.

Exercer cidadania é exigir e proporcionar qualidade de vida, é viver em harmonia com humanos, animais e natureza. Não é difícil, não requer esforços absurdos e nem gastos fabulosos, não é preciso ser rico ou suar a camisa, é somente necessário ser consciente da necessidade de viver essa realidade, se preocupando com o bem estar comum de todos, sendo gentil, educado, cavalheiro e prestativo.

Exerça cidadania e viva numa sociedade mais humana, amiga e fraterna.

Jorvandes Marçal

Nenhum comentário: